Metaverso é uma rede social representada em forma de mundo virtual em 3D, onde os usuários conseguem interagir, visitar espaços, fazer compras, cursos, ver shows, jogar jogos, trabalhar e se divertir.
O significado da palavra metaverso, pode ser descrito pela união dos termos meta = além + verso = universo, ou seja, “além do universo”. O termo apareceu pela primeira vez na literatura em 1992 no livro de ficção científica chamado Snow Crash do escritor norte americano Neal Stephenson, que conta a história de uma espécie de mundo virtual em que as pessoas acessavam através de óculos de realidade virtual com o objetivo de fugirem de suas vidas distópicas (Distopia: lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação).
De modo geral, Metaverso é o termo utilizado para descrever um universo virtual além da nossa realidade, que por ser digital, nos dá possibilidades incríveis de experiências, comunicação, negócios e entretenimento.
Abaixo, gostaria de citar um matéria que participamos, e que explica de forma mais direta, o que é o metaverso:
Para entender de forma mais sólida o conceito do metaverso, temos 7 regras gerais, sendo elas:
1- Existe apenas um Metaverso: a palavra metaverso pode ser comparada a palavra “internet”, ou seja, não podemos dizer que estamos criando um metaverso, pois seria a mesma coisa que dizer que estamos criando uma internet. O que criamos são mundos ou plataformas de metaverso, assim como na internet criamos sites e redes sociais.
2- O metaverso é para todos: Qualquer pessoa com acesso a internet consegue acessar.
3- Ninguém controla o Metaverso: muitas pessoas pensam que a empresa Meta foi quem criou, mas não, como a palavra metaverso pode ser comparada com a palavra internet, não há uma instituição chamada internet, assim como não há uma instituição chamada Metaverso. Cada empresa pode criar o seu mundo, ou plataforma, assim como as redes sociais.
4- O Metaverso está aberto: já existem plataformas básicas, em expansão de funcionalidades, passíveis de acesso e experimentação.
5- O Metaverso é independente de hardware: muitas pessoas pensam que só funciona em óculos de realidade virtual, porém, o dono da plataforma é que escolhe se os usuários terão acesso pelo celular, computador e(ou) óculos de realidade virtual.
6- O metaverso é uma rede: formada por pessoas, empresas e criadores.
7- Metaverso é a internet: é uma nova evolução da internet, com características tridimensionais, mais intuitivas e com tendência a descentralização de grandes companhias.
Utilidades para Empresas:
Todo empreendedor sonha em ter um super escritório no estilo Google ou Startup de tecnologia, com uma arquitetura moderna e descolada, salas de reunião, sala de jogos e tudo que se tem direito. Porém, na vida real, estamos falando de um investimento de centenas de milhares de reais, algo que não está na realidade de grande parte dos empreendedores, e principalmente após a pandemia, o conceito home office está ganhando cada vez mais força, por reduzir horas de deslocamento, e deixa o profissional mais produtivo. Pensado nisso, o metaverso é o local onde aquele super escritório é possível, e ainda consegue resolver diversas dores de comunicação entre os colaboradores. Isso é possível de forma gratuita em algumas plataformas, e em outras pagando uma pequena mensalidade. Dentro destes escritórios virtuais, o som é tridimensional, o que permite só ouvir o seu colega ao chegar perto, e também não ouvir os demais colaboradores em outras salas. Atualmente podem ser acessados utilizando um computador, ou um óculos de realidade virtual para uma experiência mais imersiva.
A nossa startup Beupse já está implementando diversos escritórios virtuais para empresas, ainda em fase de descoberta e experimentação, toda semana nova funcionalidades são criadas de acordo com as necessidades dos clientes, e o nosso objetivo é co-criar com o cliente.
Abaixo, gostaria de citar alguns Cases de escritórios que estamos fazendo: